Bolsa Otavalo do Equador - 20cm
Bolsa Otavalo do Equador - 20cm
×
Bolsa Otavalo do Equador - 20cm
×
Bolsa Otavalo do Equador - 20cm
Bolsa Otavalo do Equador - 20cm
Bolsa Otavalo do Equador - 20cm
Bolsa Otavalo do Equador - 20cm
R$ 90,00
Adicionar ao Carrinho
Arte do Povo Otavalo, que vive ao norte de Quito numa povoação chamada “Otavalo”, num vale dos Andes e falam “Quichua”, uma das antigas línguas Incas.

Embora fortemente influenciados pelos colonizadores, os Otavalens mantiveram muitas das suas tradições. Onde mais se nota a influencia dos espanhóis é nas técnicas de tecelagem e na abertura para o comercio dos seus produtos.

Hoje são um povo próspero. As casas e os trajes mantêm a tradição. Os homens deixam crescer o cabelo que apanham numa longa trança (“shimba”). A madeira para a construção das casas também é cortada de forma tradicional. Fazem uma estrutura simples com eucalipto e depois metem os troncos na horizontal, a mais de 2 metros do solo e cortam-nos em longas tábuas, utilizando uma grande serra manual, impulsionada por um homem de cada lado.

As terras do Equador são férteis. Produzem frutos e legumes em abundância. A abóbora é muito utilizada na confecção de pratos (“calabash”).

Nos Andes as Flautas de Pan são muito utilizadas. Estas flautas são feitas de cana. Há dois mercados. Um para turistas (têxteis e artesanato) e outro para os locais (alimentos, animais e outros produtos. Abrem cedo e terminam a meio da manhã.

Os tapetes são feitos com lã de lamas e alpacas e são normalmente muito coloridos.

Os camponeses percorrem por vezes grandes distâncias para irem vender os seus produtos ao mercado.

Também se vendem flores e porquinhos-da-índia (“cuys”) que são tratados como animais de estimação e cozinhados em ocasiões especiais.

Normalmente toda a população usa chapéu. E este é também um produto tradicional. Há os panamá (originários do Equador) e os “sombrero” (feitos de feltro que é molhado e moldado sob pressão).